quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

2.2 - Modelo RGB - Caracterização e Aplicações

O modelo de cor RGB (Red,Green,Blue) descreve uma cor consoante a sua composição (adição) pelas três cores primárias: vermelho; verde; azul.
Assim sendo, com três cores primárias podem criar-se várias cores diferentes, analogamente a relação entre o alfabeto e as palavras.

Fig 1 – Modelo Aditivo: A combinação das 3 cores primárias origina o Branco.


Existem diversos modos de caracterizar a intensidade de cada uma das cores primárias que intervém na composição da cor resultante:
Decimal: Valores compreendidos entre 0  e 1 (onde o 0 significa a ausência da cor e o 1 significa a intensidade máxima de cor).

Inteiro: Valores compreendidos entre 0 e 255
Percentual: A intensidade de cada uma das cores primárias é classificada de 0% até 100%
Hexadecimal : A notação hexadecimal é utilizada em linguagem HTML  e JavaScript e resulta de uma combinação de três códigos (um para cada cor) de dois dígitos cada.

No modelo Hexadecimal, o Preto e o Branco classificam da seguinte forma:

Preto
#000000
A intensidade das três cores é nula( 00, 00 e  00)
Branco
#ffffff
A intensidade das três cores é máxima ( ff, ff e  ff)

O cubo RGB é uma forma de representar todas as cores possíveis pela adição das três cores primárias. Assim, podemos formar um gráfico dividido em 3 referenciais em que cada um equivale a uma cor primária. O valor máximo num referencial corresponde à intensidade máxima da cor na mistura.  Cada referencial pode assumir 6 valores de intensidade diferentes. Isto significa que no total existem  combinações (216 cores) .














As aplicações do modelo de cores RGB estão associadas à emissão de luz por equipamentos como monitores de computador e no de telemóveis.
As cores emitidas pelo monitor de um computador baseiam-se no facto do olho e o cérebro humano interpretarem os comprimentos de onda de luz das cores vermelha, verde e azul. Por isso, estas são emitidas pelo monitor, que combinadas podem criar milhões de cores.




Sem comentários:

Enviar um comentário